Paixão nacional, a calça jeans é unânime nos armários. Ela é tão unânime que a indústria da moda busca sempre reinventar ou criar novos desejos para seus clientes estarem sempre comprando. Agora imaginem… Quantas “invenções” para estimular o seu consumo são completamente dispensáveis? Quantas dessas “invenções” estragam o jeans? MUITAS! Por isso, vamos aprender um pouquinho como julgar um bom jeans para ter sempre em mãos boas e duráveis compras.

♥ O primeiro pecado capital são os acabamentos de baixíssima qualidade

Botão dourado com brilho, botão de latão, strass no bolso, linha com cor completamente divergente à cor do jeans. Ou seja, acabamento precário. Tudo isso desvaloriza e empobrece a peça. A maioria das vezes, a melhor opção é optar por acabamento mais discreto.

Como não usar jeans - cuidado com acabamento

Percebem a diferença? Todas as calças do exemplo possuem as características clássicas do jeans. O bolso da modelo da esquerda é proporcional, o cós, onde passa o cinto, é curtinho e com o gancho bem alto, alongando a silhueta e valorizando o bumbum. A etiqueta é super discreta e a linha orna com a cor do jeans. Enquanto isso, os exemplos errados tem os bolsos pequenos e desproporcionais (separados demais) e com um desenho meio barango e chamativo. A etiqueta mal feita fica gritando sua breguice (melhor tirar) e o cós da calça de baixo (a clara) é tão grande que deixa a bunda com um desenho feio e achatado.

Como não usar calça jeans - cuidado com o acabamento.Como não usar jeans - cuidado com o acabamento.

As variações de jeans que você deve ter no seu armária, são de modelos, como flare, skinny, boyfriend, lavagem clara, lavagem escura, preto, branco, rasgadinho, desfiado… E não as aplicações de bolso e frufru das laterais. Essa frufruzada só vai servir para marcar sua peça e limitar suas combinações.

♥ O segundo pecado é não se atentar ao comprimento da barra.

A tendência atual é a barra cada vez mais curta, puxando pra um longuete. Mas o comprimento certo da clássica skinny é no calcanhar, bem em cima do ossinho. E se ficar comprida demais a solução é simples, dobre até alcançar esse tamanho.

Como não usar jeans - cuidado com a barra

Não vale dobrar e deixar comprido, porque vai achatar o seu corpo, como no exemplo. Além dela ter dobrado no comprimento errado, a dobradura ficou grosseira para esse modelo de calça. Geralmente dobraduras mais grossas, ficam legais com modelagem mais larguinha e despojada. Outro cuidado a ser tomado é para não deixar tudo acumulado criando um volume desnecessário.

Como não usar calça jeans - cuidado com a barra.Como não usar calça jeans - cuidado com a barra

Se você quiser fazer uma graça, pode cortar a barra e deixar desfiar. Fica um charme, além de não precisar gastar com costureira.

♥ Terceiro pecado capital do jeans: Lavagens duvidosas.

Eu adoro jeans clássico e sem lavagem e garanto que é cada vez mais difícil encontrar uma calça clássica e de lavagem discreta. Por isso, não caiam na cilada de comprar calças com lavagens pesadas e grosseiras, a chance de enjoar e limitar suas combinações são altíssimas.

Como não usar jeans - cuidado com a lavagem

 Prefira lavagens sutis e o mais natural possível. As campeãs são aquelas com cara de jeans surradinho, mas bem cuidado. E FUJA daquelas muito marcadas e com cara de que foi lavada errada.

Como não usar calça Jeans - cuidado com a lavagem.Como não usar calça Jeans - cuidado com a lavagem

 O problema agrava quando a pessoa escolhe os acabamentos ruins, com a barra comprida e com uma lavagem esquisita, tudo isso em um único jeans. Aí ferrou tudo, não vejo solução para esse problema hahaha.

Mas a verdade é uma só, todo mundo já teve ou tem um jeans duvidoso, porque de vez em quando a gente cai nas ciladas das compras por impulso. O principal antídoto, não tem jeito, é a informação e bater perna com paciência. A gente tem que comprar uma calça que a gente vista e não que ela vista a gente, não é mesmo?

♥ Onde Comprar?

Sei que muita gente já pensou que calça jeans boa tem que desembolsar rios de dinheiro. OK, é mais fácil sim encontrar um jeans perfeito naquela loja caríssima, mas também não é impossível em lojas mais acessíveis. O mais complicado você já entendeu, que é o que não usar e como escolher as melhores opções.

Já encontrei boas calças na Renner, Zara, C&A e Riachuelo. Mas se você quer um jeans mais bacaninha, a Levi’s é cara, mas vale cada centavo. Para jeans nacional, a Ellus é referência e apesar de cara, vale a pena.

Boas compras consciente pra vocês 

coracao     Luv, May.

2 respostas para “Como NÃO usar calça jeans”

  1. Kênia disse:

    Obrigada pelas dias Luvmay <3

  2. Marcela Biehl disse:

    Concordo plenamente. Paguei caro numa calça Levi’s, mas vale cada centavo!!

Deixe uma resposta