Se tem um movimento que tenho visto com muita frequência, é o de mulheres querendo dar uma moldada no estilo. Acho que todo mundo passa por aquela fase que não se identifica com pelo menos metade das peças do guarda-roupa. E isso é normal, além da moda estar em contante movimento, a gente amadurece e muda de estilo naturalmente com a idade. E querendo ou não, as roupas dizem muito sobre nós e nossa personalidade. Querer estar bem vestida não é futilidade, é autoestima.

Por conta disso, vou dar pequenas e certeiras dicas para começar a aprimorar o seu estilo, aos poucos, de forma natural e sem desespero.

♥ 1 | FAÇA UMA LIMPA NO SEU ARMÁRIO

Primeiríssimo passo e com certeza o mais fundamental de todos. Quando você abre o armário e o analisa criticamente, é muito mais fácil entender o que de fato você quer. Como assim? De frente com as roupas que você ama e odeia é fácil entender o caminho que você quer seguir. Talvez aquele vestidinho rodado de florzinhas rosas não faça mais sentido mesmo, se sua intenção é ter uma imagem um pouco mais “adulta”.

Diagrama do guarda-roupa

Elime todas as peças que hoje, você não compraria se estivesse pendurada na loja. Sim, existe um risco de você não querer mais nada hahaha. Não joga tudo fora não, mulher. Só faça uma escala com as mais e menos importantes. As peças de boa qualidade, mas que não tem a ver com você mais, podem ir para algum bazar e com o dinheiro da venda, dá para comprar roupas novas. Isso não é maravilhoso? As roupas surradas, não tem jeito, tem que ser descartadas mesmo. Se mesmo surradinha, ela não tiver defeitos, é uma boa fazer doações, tem gente que precisa mesmo que você não a considere ideal.

Aproveitem para seguir o meu perfil do insta de desapegos – é o AS ENJOADAS (link aqui), fiz junto com uma amiga. Pode ser uma ideia pra você, inclusive. Junte as amigas e façam um perfil para vender as peças que não usam mais.

♥ 2 | FAÇA UMA PASTINHA NO PINTEREST COM AS ROUPAS E ESTILOS QUE AMA

Com o que sobrou do seu armário, vai ser mais nítido perceber o que você realmente ama. E é por esse caminho que você vai seguir. Para abrir um pouco o seu leque de opções, faça uma pastinha lá no Pinterest (aproveita e me segue lá), com o título: ROUPAS QUE QUERO USAR. E nessa pasta só pine looks que você realmente usaria dos pés a cabeça. Eles obviamente, tem que ser compatíveis com o seu estilo de vida. Se você é advogada, não vá ficar pinando só look de roupa de usar na praia. Seja focada, mulher!

Depois que essa pastinha estiver mais recheada, note quais itens mais se repetiram. Por exemplo, você pinou vários looks com calça mom jeanslooks com botas, pantacourt, looks com cores mais sóbrias, azul marinho, cinza e preto. Enfim, tente notar o que em comum essas produções tem. São essas roupas que você vai focar nas próximas compras… Mas calma.

♥ 3 | PROVE TODAS AS ROUPAS QUE VOCÊ CURTIR

Antes de partir para as compras (YAY!), você vai provar muita roupa. Não é pouca, não. Não sei se vocês sabem, mas não paga pra provar. Então vamos fazer a festa. Se você nunca usou uma calça pantacourt, embora ame, vá em todas as lojas e prove várias diferentes. Antes de desistir de um tipo de roupa, você tem a obrigação de ter tentado várias delas. Tem gente que simplesmente nunca provou e já diz que não fica bom, NÃO TÔ PERMITINDO ESSE COMPORTAMENTO. Tente a pantacourt em tecidos diferentes, tamanhos diferentes e cores diferentes. Se nenhuma delas ficar legal, OK, essa roupa vai ser riscada da sua lista.

5 dicas imperdíveis para mudar de estilo sem estresse

Com esse “exercício” vai ser mais fácil reconhecer o seu corpo, testar coisas diferentes do que tem e assim, se reconhecer em cores e modelagens novas. Não vou negar que é um processo longo e trabalhoso, mas a descoberta vai ser recompensadora e vai valer a pena. Além disso, com o novo olhar e uma extensa provação de roupas, vai ser natural aprimorar o seu gosto para tecidos e acabamentos. Vai reconhecer melhor o que é porcaria ou não e com isso as compras vão ficando mais conscientes e melhores.

♥ 4 | MONTE SUA LISTA DE BÁSICOS

Sim, nada de compras ainda. Antes do grand finale, você precisa focar no que é básico e fundamental para montar vários looks. Simplesmente todas as pessoas precisam de peças chave para criar looks. E geralmente são elas: camisetas lisas, blusas de alcinha de tecido mais nobre, lisas também. Um bom jeans skinny, sem lavagem e aplicações. Um colete alongado, para compor looks. Uma jaqueta jeans simples, sem muitos rasgos e lavagens malucas. Um blazer preto ou cinza. Camisa jeans e branca. Calça pantalona de tecido bom. Vestido preto. Short jeans folgadinho simples. Bota de cano curto e salto médio. Sandália de tiras. Bolsa média e simples nas cores bege e preta.

Combinando peças básicas entre si

Enfim, poderia ficar aqui até amanhã falando de mil coisas. Geralmente básico, é aquela roupa que quando você compra algo diferente, é com ela que você quer combina-la. Mas a verdade é que só você sabe o que é básico para sua realidade. Um coturno é item básico para quem tem um estilo rocker, mas não é para todo mundo. Entende?

♥ 5 | SÓ COMPRE O QUE VOCÊ AMA MUITO

YAY, hora de comprar. Mas antes de sair passando o cartão, defina as suas prioridades. Invista, antes de tudo, nas suas peças básicas. E fique atenta aos tecidos e acabamentos. Evite comprar sintéticos e foque em tecidos mais sofisticados e naturais. (Rola um post só sobre isso hein?). E claro, compre só o que você amar muito. Se pintou uma mini dúvida se gosta ou não, não compra e pronto. Está permitido apenas levar as roupas que você se apaixonou.

5 dicas úteis para aprimorar o seu estilo

Outro detalhe, antes de adquirir o seu novo amor, mentalize o que você tem no armário, e note se você consegue combina-la com pelo menos umas outras 5 peças. Nada de comprar uma saia X que só combina com aquela blusinha Y. Isso é só gastação de dinheiro e limita demais a versatilidade do seu armário.

5 dicas para aprimorar o seu estilo

♥ DICA BÔNUS: FOTOGRAFE TUDO

Sim, parece besta, mas sempre antes de sair de casa tire aquela foto no espelho (ter espelho de corpo inteiro é fundamental, por favor). Além das fotos ajudarem você a lembrar aquele look incrível que usou uma vez, vai te permitir enxergar de outra forma as roupas que está vestindo. O mesmo vale para o que vai comprar. Tire mil fotos no provador para ter certeza que vestiram bem. Se for preciso, vá embora, analise com mais carinho e volta depois pra levar o que realmente gostou. Isso é dar adeus às compras por impulso.

Como mudar de estilo - 5 dicas úteis e práticas

Eu sei que tudo parece complicado e realmente pode até ser. Mas isso é investir em você e na sua autoestima. Então não encare como perda de tempo, ou exagero, é só tratar com mais carinho a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ, linda.

Luv, May 

Deixe uma resposta